O Que Significa Mudar o Mundo Hoje? 27 e 28 de outubro

Poucas vezes na história viu-se um ano como 2011: as revoltas no norte da África e no Oriente Médio, protestos e tumultos na Grécia, Inglaterra e outros países europeus, a revolta dos estudantes no Chile, uma pequena e silenciosa revolução na Islândia, os acampamentos dos indignados na Espanha e, agora, no meio da própria Wall Street. O capitalismo atravessa sua maior crise em quase um século e, junto com ele, a própria democracia – quando a distribuição dos prejuízos e impactos das crises financeira e ambiental expõe um déficit democrático extremo, onde muito poucos têm muita influência e a grande maioria precisa tomar as ruas para ser ouvida. Ao mesmo tempo, não está claro o que poderia vir suplantar a situação atual, nem como se constituirão as forças necessárias para transformá-la. Um momento de grande potencial, mas onde a crescente certeza de que não se pode seguir do mesmo jeito vem acompanhada de grande incerteza sobre como mudar o que se tem.

O Que Significa Mudar o Mundo Hoje? se propõe a explorar as alternativas disponíveis ao pensamento radical contemporâneo. Por um lado, mapeando algumas de suas alternativas teóricas contemporâneas – especialmente naquelas que deveriam ser suas questões fundamentais: o que significa “mudar o mundo” hoje? O que define uma política que se possa dizer “radical” hoje? Quais são as diferentes escolhas teóricas que se apresentam? Mas um tal mapa seria incompleto se não considerasse o modo como essas escolhas se relacionam com a prática política. Nesse sentido, portanto, o evento também busca projetar essas diferentes alternativas sobre a prática, expondo-as àquela que é a prova mais definitiva: sua capacidade de dar conta dos desafios da realidade, de gerar chaves de interpretação e orientações para a ação à altura do presente.

Programação

- Dia 27/10, 17h, auditório térreo do prédio 40, PUCRS

 Painel:

Norman Madarasz (UGF) ‘Sem natureza, nem informação: riscos de captura na filosofia de Alain Badiou’

Rodrigo Nunes (PUCRS) ‘Como não ler Foucault e Deleuze, ou: para ler Foucault e Deleuze politicamente’

Giuseppe Cocco (UFRJ): ‘Revolução 2.0: entre autovalorização e heteronomia’

- dia 28/10, 16h30, sala A2B2 da Casa de Cultura Mário Quintana

Debate: O que significa mudar o mundo hoje?

com Giuseppe Cocco (UFRJ), Norman Madarasz (UGF) e Rodrigo Nunes (PUCRS)

Giuseppe Mario Cocco é o maior expoente do pensamento pós-operaista e pós-autonomista italiano no país, tendo, inclusive, escrito em co-autoria com o filósofo Antonio Negri (co-autor, com Michael Hardt, de Império, Multidão e Commonwealth). Mestre e doutor em História Social pela Universidade de Paris I – Panthéon-Sorbonne, atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro e editor das revistas Global Brasil, Lugar comum e Multitudes (França). Com Antonio Negri, publicou o livro GlobAL: Biopoder e lutas em uma América Latina globalizada, traduzido ao italiano e ao espanhol. Seu último livro é MundoBRaz: o devir Brasil do mundo e o devir mundo do Brasil. Tem atuação constante no debate público brasileiro, através das revistas que edita, de órgãos da grande imprensa e eventos organizados pela rede Universidade Nômade, da qual é membro.

Norman Roland Madarasz é o maior especialista no pensamento de Alain Badiou em atividade no Brasil. Seu livro O Múltiplo sem Um: uma apresentação do sistema de Alain Badiou, o primeiro trabalho dedicado a uma apresentação geral de toda a trajetória deste autor, será publicado pela Editora Idéias e Letras em 2011. Mestre e doutor em filosofia pela Universidade de Paris VIII – Vincennes à Saint-Denis, onde foi orientado por Alain Badiou, traduziu para o inglês de algumas das principais obras do pensador francês. É professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UGF e participa ativamente do debate público por meio de textos para publicações como a norte-americana Counterpunch, State of Nature (Inglaterra) e Islam On Line (internacional).

Rodrigo Guimarães Nunes é mestre pela PUCRS e PhD pela Universidade de Londres. Atualmente, é pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS, onde lidera o grupo de pesquisa Materialismos – Correlacionismo, ontologia e ciência na filosofia continental contemporânea, com uma bolsa PNPD CAPES. Foi professor visitante na Universidade de Londres e na University of East London. É membro do comitê editorial da revista Turbulence (www.turbulence.org.uk) e tem contribuído com revistas e sites como Radical Philosophy (Inglaterra), Transform (Áustria), Z (EUA), Revista Fórum, Agência Carta Maior e o jornal inglês The Guardian. Como organizador e educador popular, participou de diferentes iniciativas, dentre as quais as primeiras edições do Fórum Social Mundial e as campanhas Justice for Cleaners e Campaign Against Immigration Controls (Londres).

O seminário é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS, o grupo de pesquisa Materialismos – Correlacionismo, ontologia e ciência na filosofia continental contemporânea (www.materialismos.wordpress.com), o Centro Brasileiro de Pesquisas em Democracia e a revista Turbulence (www.turbulence.org.uk). Ele conta com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, TV Software Livre e Catarse – Coletivo de Comunicação.

Esse post foi publicado em Eventos e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para O Que Significa Mudar o Mundo Hoje? 27 e 28 de outubro

  1. Pingback: O que significa mudar o mundo hoje? « KUMÃ

  2. Alan disse:

    Bom dia, meu nome é Alan e moro em Cuiabá (MT). Tenho interesse em presenciar o debate do dia 28 de outubro. Gostaria de saber se há emissão de algum certificado / declaração de presença? Caso sim, como fazer a inscrição? Agradeço a atenção.

  3. Ah Lã disse:

    obrigado. tentarei presenciar. abraços, alan

  4. nythamar disse:

    Occupy Porto Alegre !

  5. Alice disse:

    Como faço para assistir ao seminário pelo blog hoje? Preciso cadastrar-me am algum lugar? Obrigada!

  6. Pingback: O Que Significa Mudar o Mundo Hoje? 27 e 28 de outubro – POA-RS | ugfposfilosofia.org/blog

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s