Filosofia e Teoria Evolutiva

O PPG em Filosofia da PUCRS, com o apoio da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, com a organização do Grupo de Pesquisas Materialismos – Correlacionismo, Ontologia e Ciência na Filosofia Contemporânea, convida para o evento:

Filosofia e Teoria Evolutiva

Data: 25/11/2011

Horário: das 14 às 17h

Local: PUCRS – Campus Central, Prédio 05 – sala 501

A teoria evolutiva moderna, cuja história se inicia há cerca de século e meio atrás, com a publicação de A origem das espécies por Charles Darwin, é inegavelmente uma das maiores revoluções intelectuais da história do pensamento – seja pela universalidade de seu domínio de aplicação ou pelas implicações para a auto-compreensão do ser humano. Contudo, poucos filósofos ainda estão familiarizados com seu aparato conceitual contemporâneo ou dispostos a seguir as possíveis conseqüências teóricas em campos tradicionais da filosofia como a ontologia, a epistemologia e a ética. É pretensão do grupo Materialismos contribuir para o debate e a pesquisa em tal sentido, fortalecendo o diálogo entre ciências naturais e filosofia. Nesse evento, buscamos introduzir as ferramentas da teoria evolutiva, desenvolvidas originalmente no âmbito da biologia, e discutir como elas podem ser utilizadas para explorar temáticas filosóficas tradicionais.

 Programa:

Victor Marques (doutorando, PUCRS): “Teoria evolutiva moderna: história, conteúdo e implicações”
Em que consiste a teoria evolutiva em seu formato contemporâneo e por que os filósofos deveriam interessar-se por ela? Apresenta-se os princípios básicos do pensamento evolucionário e sugere-se como explorá-los para dar conta de questões centrais da filosofia.

Eduardo Luft (PUCRS): “Espaço lógico evolutivo”
Busca-se explicitar a noção de ‘espaço lógico’ que inere à ontologia processual típica de uma filosofia dialética renovada. Tornar-se-á claro, assim, em que medida pode-se caracterizar a ontologia deflacionária como uma forma de idealismo evolutivo.

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s