Lições Espanholas: debate entre o movimento 15M da Espanha e os movimentos de Porto Alegre

Debate com participante do movimento 15M, da Espanha, este sábado às 17h45 no Quilombo das Artes/Assentamento Urbano Utopia e Luta, escadaria da Borges.

Lições Espanholas MaterialismosG

Enquanto Porto Alegre viu, nas últimas semanas, aquilo que pode ser o início de um novo movimento de massa, a Espanha tem vivido desde maio de 2011 um momento riquíssimo de mobilização popular. Mais antigo, mais numeroso e mais duradouro que o movimento Occupy dos Estados Unidos, o 15M foi o primeiro dos movimentos globais a seguir o exemplo da Primavera Árabe e reagir contra as políticas de austeridade, a ditadura do capital financeiro e a erosão da democracia representativa no estado espanhol e na Europa; foi da Espanha que originalmente partiu o chamado para o dia de ação global de 15 de outubro de 2011, que transformou Occupy em um fenômeno global.

Nestes quase dois anos, o 15M se deparou com vários desafios que os movimentos de Porto Alegre terão de enfrentar cada vez mais: a necessidade de ampliar seu alcance para parcelas cada vez maiores da população; as tentativas de criminalização pela polícia e a mídia; a relação com os partidos políticos e a política institucional; o problema de como aumentar a capacidade de agir mantendo a democracia interna; a necessidade de desenvolver diversidade e flexibilidade de táticas de ação e comunicação para atacar as questões sociais de diferentes ângulos.

Este encontro é uma oportunidade para aprender mais sobre esta experiência com alguém que a vive por dentro: Sérgio González, cientista político e ecólogo, membro da rede 15M de Barcelona e do projeto X.net, associação de defesa da cultura livre e da democracia em rede. É também uma ocasião para refletir sobre o que estamos fazendo em Porto Alegre, e pensar, a partir daquilo que tem se construído na Espanha, quais podem ser nossos próximos passos.

O debate é coorganizado pelo grupo de pesquisa MaterialismoS e o Assentamento Urbano Utopia e Luta, e dá continuidade a discussões iniciadas no evento O que significa mudar o mundo hoje? de outubro de 2011.

Para saber mais sobre o 15M:

http://es.wikipedia.org/wiki/Movimiento_15-M
https://es.wikipedia.org/wiki/X.net
https://es.wikipedia.org/wiki/Stop_Desahucios#Stop_Desahucios
http://15mparato.wordpress.com/
http://www.youtube.com/watch?v=kODIHGNokrI&list=PL92FE5C92CA3F3211

Para saber mais sobre o Assentamento Urbano Utopia e Luta:

http://www.sul21.com.br/jornal/2011/09/assentamento-em-predio-publico-de-porto-alegre-desafia-politica-habitacional/

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s